21 de outubro de 2014

Logística no Comércio Eletrônico



Vendas pela internet exigem cuidados específicos em relação às entregas e ao relacionamento com o cliente

Antes de partir para a criação do comércio eletrônico, é necessário ter uma estrutura empresarial e um planejamento logístico similar ao do comércio tradicional.

A logística tem a mesma definição para qualquer tipo de negócio: é o processo de planejar, executar e controlar eficientemente o transporte, a movimentação e o armazenamento de produtos dentro e fora das empresas, garantindo a integridade e os prazos de entrega dos produtos aos usuários e clientes.

Manter um site na Internet sem se preocupar com estrutura de logística significa não esperar retorno algum, e talvez ter prejuízos enormes. O processo de atendimento dos pedidos e entrega dos produtos (a logística de distribuição) é um dos principais problemas do comércio eletrônico.


Peculiaridades do varejo virtual

Apesar de logística ser um conceito universal, a logística do varejo virtual possui características únicas, que exigem um esforço de aprendizagem para todos os envolvidos nesse tipo de atividade: fornecedores, transportadoras, operadores logísticos e empresas de varejo virtual.

A loja funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.

A loja oferece um rico conjunto de informações, que envolvem a localização e identificação do produto, comentários de outros consumidores, informações sobre preço e frete e tempo de entrega.

O custo operacional é baixo. Não há custos existentes em uma loja "real", tais como aluguel. 

O ciclo de tempo para a entrega de produtos e serviços é menor.

Os custos de comunicação são menores e há a eliminação de intermediários do canal de distribuição.

O tempo de exposição da marca é aumentado.

Mudanças provocadas pela Internet no comércio tradicional 

Logo que adota o comércio eletrônico como meio de vender seus produtos, toda companhia se torna uma empresa de mídia. O valor de um site é determinado pelo número de acessos e de páginas visitadas.
Empresas não precisam mais ser gigantes para competir no mercado global, uma vez que, com uma loja virtual eficaz, é possível vender para o mundo todo e funcionar 24 horas por dia.
O giro de produtos e serviços é incomparavelmente mais veloz que no comércio tradicional por causa do maior poder aquisitivo do público. 

Mas cuidado. Não basta apenas vender. É preciso entregar os produtos aos clientes, dentro do prazo e com a qualidade requerida.


Por: Rosemeire Hespanholeto

Fonte: Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!

Atualizações do Instagram

Topo