21 de outubro de 2014

Ponto de vendas - Dicas para Layout da loja



Para que tudo funcione adequadamente, é necessário que o layout possibilite uma boa distribuição das áreas. A porta de entrada deve facilitar ao máximo o acesso. Sua largura mínima deve comportar a passagem de cadeira de rodas. Se tiver de permanecer fechada, é melhor que seja de vidro, para que o cliente possa visualizar o interior da loja.

A porta mais indicada é a dupla, com uma folha abrindo para dentro e outra para fora, com os avisos "empurrar/puxar" bem visíveis. Lojas destinadas a mulheres devem prever a entrada e a circulação de carrinhos de bebê.

Os móveis não devem ocupar mais de 40% da área. Se o espaço for muito pequeno, podem ser usados recursos de iluminação, de pintura e espelhos para aumentar a sensação de espaço.

Uma boa circulação requer corredores amplos e planejados como vias de mão-dupla, que propiciem a visão plena dos produtos. O percurso do cliente na loja pode ser previamente delineado para que não haja conflitos na movimentação dos clientes e dos funcionários.

Alguns princípios básicos devem ser considerados:

Aproveitamento do fluxo de circulação: o consumidor tende a se deslocar para a direita, no sentido horário. Assim, é preciso dispor os produtos em uma sequência bem programada, que garanta a circulação por todo o espaço. Para evitar que o fundo da loja se torne uma "zona morta", por exemplo, pode-se utilizar essa região para expor produtos em oferta ou montar uma mesa de degustação.

Sinalização: a boa sinalização contribui para orientar a circulação. Ela pode ser obtida com cartazes e setas. Para que o cliente as enxergue de qualquer ponto, convém que prateleiras e gôndolas localizadas na área central não ultrapassem 1,50 m. O uso de materiais e cores diferentes e de iluminação constituem outras formas de sinalização.

Exposição dos produtos: a forma como os produtos são apresentados influi na decisão de compra.

Para tirar melhor proveito do espaço, recomenda-se colocar mais itens nas prateleiras, em vez de exibir grandes quantidades de um mesmo produto.

Deve-se aproximar produtos afins, como meias e sapatos, salgadinhos e bebidas, e utilizar as áreas perto do caixa para expor pequenos produtos de conveniência ou comprados por impulso.

Área de vendas: quando há mercadorias expostas em mostradores, é melhor optar por prateleiras e balcões com portas de correr, que ocupam metade do espaço das portas de abrir e das gavetas. As prateleiras na parede devem ter no máximo 2 m de altura, para facilitar o trabalho do vendedor.

Estoque: a área destinada ao estoque deve ser planejada de acordo com as necessidades do negócio. Ele deve estar em local acessível para abastecer a área de vendas, mas sem subtrair parte de seu espaço.

Emergência: também é necessário considerar a facilidade de esvaziamento do estabelecimento em caso de incêndio ou outro tipo de emergência. A localização dos extintores, adequados ao tipo de material da loja, obedece ao projeto de prevenção contra incêndios, aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Se houver portas de emergência, devem ser claramente sinalizadas, abrindo para fora, e nunca trancadas ou bloqueadas por móveis ou volumes.


Por: Rosemeire Hespanholeto
Fonte: Sebrae

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