Para medir o raio de atuação, utiliza-se técnicas estatísticas e matemáticas baseadas na preferência do consumidor, o chamado perímetro de análise serve para medir a influência que uma loja exerce sobre os consumidores na sua área de atuação.
Essa influência é analisada a partir de critérios de:
profundidade
diversificação
localização
Para medir esse raio de atuação, utiliza-se técnicas estatísticas e matemáticas baseadas na preferência do consumidor.
Por exemplo, para estabelecimentos com até oito caixas registradoras (restaurantes, bares e lanchonetes, padarias etc.), o perímetro de mercado é de até 250 metros quadrados.
Para lojas maiores, como supermercados com mais de oito caixas e restaurantes para as classes A e B, o perímetro pode chegar a dois quilômetros.
Mas esse raio de influência pode aumentar ou diminuir, de acordo com a concentração e a renda da população local, além das características da loja.
A influência da loja será maior quando:
maior for renda da população local;
menor for a concentração populacional;
maior for a especialização da loja.
Itens relevantes na localização de um empreendimento
Para determinar a melhor localização para um empreendimento baseado na análise do perímetro de área, o empresário deve considerar:
a localização;
o número de concorrentes;
a distância entre eles.
Deve-se também identificar os concorrentes diretos e indiretos e ter uma ideia do faturamento e dos custos de transação.
Do ponto de vista da análise externa, deve-se observar quem são os clientes e quais as suas condições de renda, escolaridade, concentração geográfica e outros dados sobre a população local que o empreendedor julgue importante.
Com essas informações, o empreendedor pode elaborar o seu plano de negócios e tomar a decisão do melhor ponto e da arquitetura de loja adequada ao seu perfil.
Autor: Carlos Neymer
Fonte: Sebrae/NA
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