Posicionamento de mercado é escolher um local na mente do consumidor
Posicionamento comercial é a posição relativa que ocupam marcas, produtos e serviços nas mentes dos seus respectivos consumidores.
Cada produto, serviço ou ideia lançados no mercado ocupa um determinado local nos corações e mentes de cada consumidor individual. Este local é hierarquizado. O primeiro da lista é o produto líder. Os demais, a partir do segundo listado, são os produtos, serviços e ideias considerados secundários.
Philip Kotler, em “Administração de Marketing“, ressalta que “… as empresas devem buscar posicionamento e diferenciação relevantes. Dentro do processo de gerenciamento estratégico da marca, toda empresa e produto precisam representar uma grande ideia diferenciada na mente do mercado-alvo”.
Dessa forma, posicionamento de mercado é escolher um local na mente do consumidor.
O posicionamento de uma marca é conhecido por meio do compromisso (“compromisso de posicionamento”) que a organização assume consigo mesma e todos os seus públicos. No passado, acreditava-se que o alvo era apenas os consumidores no varejo.
Atualmente, as empresas aprenderam que precisam se relacionar muito bem com vários tipos de públicos, inclusive o interno, sem o apoio dos quais nenhum posicionamento vingará. O compromisso deve ser um documento de longo prazo.
Autor: Rosemeire Hespanholeto
Fonte: Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!