20 de fevereiro de 2015

O que é Exportação?



A exportação no Brasil vem crescendo em números nos últimos anos, principalmente devido aos incentivos em abatimento de impostos para as empresas.

Ela é um meio de um país aumentar sua economia, vendendo bens e serviços nos mercados internacionais. Para atingir esse objetivo, as empresas nacionais devem desenvolver uma estratégia que possibilite fornecer o produto adequado, no local certo, no momento exato da necessidade do comprador, com o preço correto e obtendo, em troca, o pagamento combinado.


"Podemos afirmar que os princípios aplicados às vendas internacionais são iguais aos usados nas vendas nacionais, porém a distância entre o fornecedor e o consumidor finas as torna mais complexas. Isso amplia a probabilidade de ocorrerem erros que podem levar ao fracasso da operação e à consequente frustração da empresa exportadora." (Fundamentos de exportação e Importação no Brasil, 2013, p. 17)

"Exportação é a saída da mercadoria nacional ou nacionalizada do território nacional, por um prazo limitado (exportação temporária) ou a título definitivo." (WERNECK, 200l, p. l4)

"Exportação, são as normatizações com que cada país administra seu comércio com os demais, regulando as formas, métodos e deliberações para viabilizar este comércio." (MALUF, 2000, p. 23).

As operações de exportação podem ser realizadas de forma:

Direta: a empresa fabricante exporta seus produtos sem a intervenção em seu mercado interno de nenhuma outra empresa, ou seja, a empresa fabrica e exporta.

Indireta: as empresas fabricantes não exportam os produtos que produzem, ou seja os produtos são vendidos no mercado interno a outras empresas, que podem ser comerciais exportadoras, mais conhecidas como trading companies, ou empresas com fins comerciais que fazem do comércio internacional uma forma de auferir um faturamento maior.

As operações de exportação de bens tangíveis podem ser divididas em dois grupos:

Normais (exportação definitiva): o exportador, em troca da mercadoria enviada ou a enviar ao exterior, recebe o pagamento, seja ele antecipado, à vista ou a prazo.

Atípicas (exportações não definitivas): o exportador envia a mercadoria ao exterior, informando no ato do desembaraço de exportação (saída de bens do país), que existe a possibilidade de retornarem. Por exemplo; mercadorias exportadas em consignação, equipamentos enviados para reparo ou manutenção e bens para exposição em feiras internacionais com retorno posterior ao país.

Geralmente nesse processo de compra e venda de mercadoria, quatro aspectos se sobre saem:

Aspecto negocial: inclui negociação de preço e condição de pagamento, elaboração de contrato e emissão de fatura comercial.

Aspecto logístico: analisa a maneira mais rápida e segura de entregar a mercadoria em boas condições ao comprador. Neste aspecto encontramos embalagens, transporte interno até o local de embarque, transporte externo até o local de desembarque de cada transporte e também armazenamento.

Aspecto cambial: abrange definição da moeda, operações de câmbio e transferências de pagamento do importador para o exportador.

Aspecto fiscal: envolve a emissão dos documentos para despacho da exportação e liberação da importação, pagamento de taxas e impostos e desembaraços aduaneiros (nacional e internacional).

Não somente a venda e o processo realizado para exportar, enriquece a empresa nacional, em termos de responsabilidade e experiência, mas também a apresentação do produto nacional em um mercado totalmente diferente e concorrido.

Autor: Rosemeire Hespanholeto
Fonte: Curso Processos Gerenciais (Unip)

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