A venda porta a porta ou PAP, como normalmente chamado, é com certeza uma escola de vendas!
Eu mesma comecei em vendas em 1993, quando tinha 14 anos, justamente trabalhando com a Venda PAP e trabalhei 5 anos vendendo enciclopédias de porta em porta em várias cidades do Brasil.
Vendi muito, conheci muitos lugares, atendi clientes de todos os tipos e aprendi muito!
Não é um trabalho fácil, e com certeza não é para todo perfil de vendedor, porém quem encara o desafio recebe inúmeras recompensas, não só financeiras, pois afinal é mais fácil buscar o cliente do que esperar por ele, mas principalmente o ganho em experiência.
O profissional de vendas que se destaca no porta a porta, conseguirá se adaptar a qualquer outro produto, em qualquer tipo de venda.
Para quem tiver uma oportunidade de trabalhar no setor eu recomendo.
Um excelente exemplo da profissão de vendedor Porta a Porta e uma lição de vida, é o filme de Porta em Porta, ele é baseado na história real de Bill Porter, e garanto que se você assistir irá receber uma lição de motivação e superação!
Segue abaixo o trailer do filme:
Se você já teve alguma experiência no setor e a queira compartilhar conosco, deixe a sua opinião, afinal são das experiências práticas que veem os melhores ensinamentos.
Agora se você esta em duvida, ou quer saber mais a respeito dessa área de vendas, segue abaixo algumas informações e dicas publicadas pelo Sebrae:
No Brasil, existem cerca de 12.000.000 de profissionais autônomos que trabalham com venda porta a porta. Ao contrário do que se pensa, o conceito de vendedor porta a porta é muito diferente daquele profissional de vendas visto como chato, que sai pelas ruas apertando a campainha das casas por aí.
Quem não se lembra da vendedora de cosméticos do filme Edward, mãos de tesoura?
Vendedor é uma profissão que existe desde o início do planeta (é a profissão mais antiga do mundo, segundo o nosso entrevistado). Desde a Babilônia, existiam os mascates que vendiam secos e molhados, dispostos em lombo de burro. Depois vieram os turcos, que seguiam também visitando as casas das pessoas em busca de quem tivesse interesse em adquirir utilidades domésticas e variados produtos importados, no mais absoluto sigilo.
A profissão de vendas porta a porta cresceu tanto nos últimos tempos que hoje já existe uma associação para unir a categoria e conquistar benefícios para os associados no mercado. Trata-se da ANAVAPP (Associação Nacional de Vendedores Porta a Porta), criada em 1995, hoje com 5.000 associados.
Segundo João Ribeiro, presidente da associação e também presidente da empresa de cosméticos Namawashi, a meta é conseguiu cadastrar 20.000.000 associados até 2002. Cerca de 90% dos profissionais desta categoria são mulheres.
“A mulher é mais perspicaz e consegue vender até travesseiro de pedra”, define o presidente da ANAVAPP.
Mas, afinal, o que faz um vendedor que trabalha no sistema porta a porta?
“O vendedor porta a porta é um profissional de vendas que atua marcando demonstrações nas casas dos consumidores em vez de trabalhar por telefone ou atrás de um balcão”, afirma João Ribeiro. É mais fácil ou mais difícil vender assim?
“É mais fácil, e é um tipo de profissional que está aparecendo com mais e mais freqüência no mercado devido à vontade que o brasileiro está demonstrando em querer ter o seu próprio negócio, ganhar bem e ter horários de trabalho flexíveis”.
João Ribeiro calcula que um profissional que trabalha neste sistema pode ter uma renda mensal média inicial que varia de R$ 500,00 a R$ 2.000,00.
“Somente no mercado de cosméticos são mais de 4.000.000 de pessoas empregadas”.
Como ser um vendedor porta a porta:
Como não existe (ainda) um curso superior que ensina técnicas de vendas, o profissional que pretende ser um bom vendedor deve aprimorar algumas técnicas básicas de vendas e se manter atualizado. João destaca algumas dicas, como se comprometer totalmente com o trabalho, se atualizar com cursos e palestras e ler muito sobre o assunto. A profissão é mais um destaque do mercado de trabalho informal.
“O estudo deve ser o fator mais importante na vida de qualquer profissional, independentemente da área na qual ele escolheu atuar”.
João Ribeiro já escreveu oito livros sobre o assunto e atua no mercado de vendas porta a porta há 15 anos. Hoje, com 49 anos, João conta com orgulho sua trajetória da Bahia para São Paulo, há 36 anos.
“Saí da minha cidade, um povoado com 100 habitantes chamado Duas Serras – BA, aos 12 anos e vim para São Paulo em busca de uma oportunidade de trabalho, como milhares de pessoas fazem todos os anos. Comecei minha vida trabalhando como vendedor, a exemplo do meu pai, no centro da cidade, e já vendi de tudo: de frutas até sapatos. Aos 28 anos, conheci a profissão de vendedor porta a porta, e não parei mais", relembra João.
Assim como João, o profissional que busca esta atividade precisa, antes de mais nada, de muito empenho e muita persistência. Hoje em dia, tudo pode der vendido no sistema porta a porta: cosméticos, utensílios domésticos, revistas, quadros, fotografias e até mesmo medicina preventiva.
Então, por onde começar?
João Ribeiro ressalta que todo treinamento básico de vendas recomenda que o vendedor:
- Conheça bem o produto que vai vender;
- Seja simpático;
- Esteja bem apresentável;
- Concorde sempre com o cliente;
- Tenha vontade de aprender, sempre;
- Tenha disciplina ;
- Tenha auto-controle;
- Seja responsável ;
- Tenha vontade pessoal ;
- Tenha um perfil vitorioso, agressivo e lucrativo .
Saber ouvir NÃO também é uma característica fundamental.
“Quanto mais NÃOs, mais SIMs o profissional vai ouvir”, afirma João Ribeiro.
Como é o trabalho:
Quem pensa que o vendedor porta a porta é aquele sujeito inconveniente, que atrapalha o dia-a-dia das pessoas insistindo na campainha, está enganado. Hoje, o bom vendedor porta a porta conhece o seu futuro consumidor por indicação ou em conversas informais, e marca reuniões nas casas destas pessoas para demonstrar e vender os seus produtos.
“É um teste de persistência; isso é o diferencia um vendedor de um bom vendedor. Em uma equipe de 100 profissionais, tenho 20 eu fazem 80% do volume de vendas, e 80 que fazem 20%”, calcula o entrevistado.
O vendedor porta a porta é muito mais do que um tirador de pedidos. Ele tem que suprir a necessidade do cliente, e para isso não conta com a ajuda de mais ninguém, a não ser dele mesmo.
“O principal produto deste tipo de vendedor é ele mesmo; o contato físico é o grande aliado do vendedor porta a porta”.
Autor: Rosemeire Hespanholeto
Fonte: Sebrae
Gostei mto! Obrigada pelas dicas
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