5 de maio de 2015
6 dicas importantes para a entrevista de emprego
Escrito por
Rosemeire Hespanholeto
Se você já passou ou vai passar por uma entrevista de emprego, com certeza já sentiu ou vai sentir aquele friozinho na barriga...
Não se preocupe, esta é uma reação normal e esperada, é o receio do imprevisto e de certa forma nos faz ficarmos mais alertas para a situação.
O que precisamos é estarmos preparados para enfrentar o frio na barriga e seguirmos em frente. Por isso segue abaixo algumas dicas de como se preparar para uma entrevista:
1. Antecipe as perguntas
Você pode antecipar 90% das perguntas que serão feitas durante a entrevista.
Três delas são bastante comuns:
“Me fale um pouco sobre você?”, “Qual é sua maior fraqueza?” e “Qual é o seu maior ponto forte?”.
Ainda assim, as demais perguntas fazem parte de uma lista fácil de adivinhar, como: “Por que você quer este trabalho?” ou “Me conte um problema difícil que você tenha resolvido”.
Se você não consegue pensar em nenhuma, busque no Google ‘perguntas mais comuns em entrevistas’. Em seguida, anote as vinte melhores perguntas que você acha que vão fazer parte da sua entrevista.
2. Se prepare para o previsível e para o inesperado Para cada pergunta da sua lista, escreva uma resposta adequada. Ao fazer isso o raciocínio das respostas fica gravado na sua cabeça e é isso que vai tornar a resposta natural. Você deve dar respostas rápidas e automáticas. Não vale a pena deixar para pensar em todas as respostas somente na hora da entrevista.
3. Tenha várias respostas para a mesma pergunta Para cada uma das perguntas da sua lista, você deve ter diversas formas de resposta. Tenha respostas diferentes e igualmente boa para cada questionamento do entrevistador. Pois pode ser que a resposta que você praticou, não tenha sentido dentro da entrevista real. Muitas vezes, você terá que realizar adaptações no momento.
4. Comprove as informações com fatos reais Cada questão deve ser respondida com algo que prove aquilo que estão te perguntado. “Como é que você lidera?” deve ser respondida com “Eu sou um líder de exemplo. Na ocasião tal, tomei a seguinte decisão e obtive o resultado...”.
5. Preste atenção em tudo na entrevista Preste atenção no entrevistador e no ambiente que o cerca. Há algo em possa usar para fazer uma conexão? A forma de se vestir, de falar, maneirismos, é uma ótima oportunidade para usar a Técnica do Espelhamento. Sua linguagem corporal está aberta ou fechada? Ele está gostando da sua linha de raciocínio ou você deve mudar de direção?
6. A pratica leva a perfeição: Pratique suas respostas em voz alta, até conseguir contar cada história bem e se torne uma resposta natural e não forçada. Você pode praticar na frente do espelho ou até mesmo gravar, para identificar os pontos que você precisa melhorar. Muitas vezes alteramos o tom da voz ou temos maneirismos ao falar, que nem percebemos, gravando e assistindo, você pode identificar e se policiar na hora da entrevista.
Autor: Rosemeire Hespanholeto
Fonte: Texto adaptado das dicas de Laszlo Bock
Compartilhe este post
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!