7 de maio de 2015

7 livros para melhorar a gestão da sua organização



Vivemos em um mundo globalizado, onde todos os dias somos bombardeados por informações de todos os tipos, formas, tamanhos e conteúdos.

E muitas vezes ficamos tão ocupados lendo os conteúdos que recebemos em nosso e-mail, que nos esquecemos de buscar o que realmente nos ajuda a nos desenvolver.

Visando isso a Fundação Nacional de Qualidade, indica abaixo 7 livros que podem ajudá-lo a buscar um desenvolvimento para a sua organização:



Competindo para o Futuro
Autores: Gary Hamel e C.K. Prahalad
No livro, os autores propõem um conceito mais amplo para a estratégia de negócios. Hamel e Prahalad mostram a necessidade do planejamento estratégico o tempo todo. Entre os principais ensinamentos da obra está a necessidade de cultivar suas principais competências para não somente se adaptar aos novos tempos, como também se antecipar às mudanças.

Feitas para durar - Práticas bem-sucedidas de empresas visionárias
Autores: James Collins e Jerry I. Porras
A publicação apresenta uma pesquisa realizada com 18 organizações visionárias, como 3M, Disney e Sony, e traz as práticas que levaram essas companhias a se destacarem no mercado. Os autores descobriram que muitas dessas empresas não são lideradas por presidentes extraordinários e o que elas têm em comum é uma cultura corporativa forte. Isso significa que eles contratam profissionais brilhantes e proporcionam a eles o desenvolvimento.

Empresas Feitas para Vencer
Autor: Jim Collins
O livro mostra como as grandes empresas se desenvolveram ao longo do tempo e como o desenvolvimento sustentável, a longo prazo, pode ser inserido em uma organização desde a sua criação. O autor apresenta exemplos que desafiam a lógica e aponta quais as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente.

Gerenciando o Lado Humano da Empresa
Autores: Gary Heil, Deborah Stephens e Warren Bennis
A obra traz o pensamento de Douglas McGregor sobre o mundo empresarial de hoje, mostrando que o aspecto humano do trabalho é fundamental para a eficácia de uma organização. O autor sugere, ainda, como mudar a forma de pensar e implementar as ideias de McGregor na própria empresa e no ambiente de trabalho.

Liderando a Mudança 
Autor: John P. Kotter
O autor mostra que os métodos usados pelos executivos para transformar suas empresas em concorrentes mais fortes não são suficientes, pois eles não conseguem mudar o comportamento dos colaboradores. O livro traz, também, a experiência e os modelos de papéis positivos já vivenciados por empresas, além de identificar oito etapas pela qual toda a organização deve passar para atingir a sua meta.

Saia da Crise
Autor: W. E. Deming
O livro apresenta a teoria do próprio autor, que é baseada nos 14 pontos de administração. De acordo com ele, a ausência de planejamento para o futuro resulta em perda de mercado e menor oferta de emprego. Para Deming, os administradores não devem ser avaliados somente em função dos balanços, mas em função dos planos que são capazes de conceber para manter a viabilidade da organização, proteger os investimentos, garantir a geração de dividendos no futuro e aumentar a oferta de empregos.

Reengenharia - Revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência a das grandes mudanças de gerência
Autores: James Champy e Michael Hammer
Neste livro, os autores trazem um novo conceito para as empresas do século XXI. Eles afirmam que a chave para a reengenharia está no abandono das noções básicas em que a organização se fundamenta e das teorias antiquadas sobre a divisão e organização do trabalho.

Autor: Rosemeire Hespanholeto
Fonte: Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

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