13 de maio de 2015
Cartilha Vendedor Porta a Porta - Parte 2
Escrito por
Rosemeire Hespanholeto
A ANAVAPP lançou recentemente a “Cartilha do vendedor porta a porta”, escrita pelo presidente da associação, João Ribeiro.
Nela, João destaca os mandamentos do vendedor porta a porta, veja a primeira parte no link abaixo:
23- Seja um agente de transformação.
Comunique-se adequadamente por meio de exemplos. Você tem que se ver como uma pessoa diferente. Mude o seu humor e a sua maneira de ser.
24- Cumpra suas promessas.
Você não precisa prometer, mas cumpra todas as promessas. Não importa se está chovendo; cumpra o horário e o compromisso que você assumiu.
25- Siga o seu coração com muita coragem.
Diz o ditado que "A boca diz o que o coração está cheio".
26- Use o poder da comunicação oral por meio da sua família.
As famílias precisam se comunicar por meio do poder da comunicação verbal.
27- Tenha iniciativa e decisão.
Você só depende de Deus e de iniciativa para fazer coisas boas. Seja rico de pensamentos. Eles podem porque pensam que podem. E você pode.
28- Ponha-se em atividade e aprenda a diferença que existe entre atividade e produtividade.
Tem gente que acorda às 5 horas da manhã e ganha R$ 2,00 por dia. Tem gente que dorme o dia inteiro e ganha milhões de dólares por show.
29- Você tem que identificar as oportunidades.
Escolha o produto certo. Por exemplo, as pessoas estão investindo em alguns produtos periodicamente; cosméticos é um deles.
30- Vá atrás de novos clientes todos os dias.
Mas lembre-se dos velhos clientes. Nunca se esqueça das pessoas, senão elas se esquecem de você.
31- Tenha sempre cartão de visitas e distribua-os sem pena.
As pessoas não têm bola de cristal para saber se você será um grande vendedor.
32- No primeiro contato com o cliente, comece com um sorriso franco e jovial.
Olho no olho. Seja amável e agradável. Repita o nome da pessoa e grave mentalmente. O nome dele é o nome mais doce do seu dicionário. Esteja sempre preparado para um aperto de mão forte e caloroso. As pessoas gostam de pessoas simples como elas. O vendedor jamais pode ter o rei na barriga, se achar o máximo ou o rei da cocada preta.
33- Qualificação.
Descubra a verdadeira necessidade dos seus clientes, como por exemplo, do que eles mais gostam. Você tem obrigação de ajudá-los da melhor forma possível. Você tem que aprender a vender idéias. Pintar o futuro na cabeça das pessoas. Se você não vender nas primeiras tentativas, provavelmente voltará a vender nas próximas.
35- Mude a direção da conversa.
Se o cliente começar a falar sobre outro assunto, como futebol, por exemplo, traga a conversa para o produto novamente.
36- Não diga e não pergunte aos clientes coisas que o agridam.
Do tipo, "Quanto você ganha?". Ele pode se sentir ferido. Faça perguntas de avanços alternados, do tipo "Você gostaria de ganhar dinheiro já?" "Você gostaria de começar o tratamento já?".
37- Fechamento.
Seja de uma venda ou de um convite: tem um ditado que diz que "Com um sorriso se vende uma boneca e um avião." Por isso é bom ter o hábito de ler muito. A leitura amplia a sua visão e enriquece o seu vocabulário.
38- Veja o custo benefício do seu produto.
Hoje, as coisas realmente custam caro. As pessoas lutam por aquilo que podem ter. Custo muito caro não existe.
39- Você nunca será demitido porque nunca foi admitido.
Você é quem comanda todo o seu negócio.
40- Fale da empresa que você representa.
Diga há quanto tempo ela está no mercado e sem tem SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor. É importante para o cliente o pós-venda. Continue prestando um serviço de qualidade.
41- Seja fraco e honesto com o seu cliente.
Não minta e não prometa nada para tirar vantagem. Cliente não pode ser tratado como bobo.
42- Peça dicas.
Tenha um programa de indicações. As fontes de novos negócios são indicações. Se você trabalha com cosméticos, dê um prêmio para cada indicação. Você cria um campo novo de trabalho. Faça uma lista de nomes e não se esqueça de entregar cada coisa que prometer. Tenha sempre fichas cadastrais com nome, endereço e telefone de cada cliente e vá atrás destas pessoas. Jamais jogue estas fichas fora. Estas pessoas são os seus clientes e se dão bem com o seu produto. Solicite a eles telefone de amigos e pergunte se pode ligar dizendo quem indicou para marcar uma visita.
43- Expressões que você deve usar:
Investimento pessoal
Vou fazer um acompanhamento em sua própria casa
Tenha o seu próprio produto
Vou ajudá-lo a conferir a quantia total das vendas
Garantia 100% do resultado
Economia = você vai obter resultados imediatos
A sua satisfação é importante para a gente
Vamos mantendo contato
Produtos testados e aprovados
Satisfação garantida
Tenho certeza de que você vai gostar
Milhares de pessoas vêm usando e aprovando
Você pode me ligar a qualquer hora
44- Expressões que você não deve usar:
Custo. Não use a palavra comprar ou vender. É negativo. Em vez disso use investimento.
Vou pensar, talvez, quem sabe, não sei e não posso decidir. Evite qualquer palavra de conotação negativa. É melhor ficar calado.
45- Não seja imediatista.
Não queira começar de cima. Seja paciente e persistente, o que não quer dizer não fazer nada.
46- Sinta-se uma pessoa realizada.
Não satisfeita com aquilo que você conquistou. Se você não cuidar das suas realizações, ninguém vai cuidar para você.
47- Envolva-se de corpo e alma no seu negócio.
Seja mais produtivo e feliz. Busque um trabalho do qual tenha sentido. Não seja alienado.
48- Nunca tente colher o que não plantou.
Já dizia Adam Smith: “A ambição universal do homem é viver colhendo o que nunca plantou”.
49- Informações.
Seja uma pessoa bem informada. Vá buscar a informação onde quer que ela esteja. Veja o que é importante para você. Busque a resposta certa. Se você refletir, sua vida está em desordem. Você tem que tirar esta desordem para que as coisas comecem a dar certo.
50- Avalie o que você está recebendo.
51- Seja um aprendiz por toda vida.
Você tem que estar sintonizado com a vida. Se aprende muito mais ouvindo do que falando. Observe o que está acontecendo a sua volta. Ninguém vai fazer um computador melhor do que o ser humano. As pessoas têm preguiça de pensar. Goethe dizia: “Nunca somos enganados; somos nós que enganamos a nós mesmos”.
52- Não perca o foco.
É como tirar uma fotografia. Você tem que saber olhar o que você quer, o que vai captar, o que percebe com o seu olhar. Muitas vezes você vê 60 mil vezes e não vê nada. Aprenda a escutar com os olhos, analisando as suas reações e das pessoas. Olhe-se no espelho e veja se está satisfeito com o que vê.
53- Descubra aquilo que realmente você gosta de fazer e faça!
Faça alguma coisa que melhore o seu estado de espírito e com o que possa trabalhar a vida inteira.
54- O que leva ao sucesso:
Competência
Conhecimento organizado
Cooperação
55- O que leva ao fracasso:
Incompetência
Falta de méritos
Enganação
Não cumprir promessas
Comodismo
Falsidade
Não dar valor ao ser humano
Autor: João Ribeiro
Fonte: ANAVAPP
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