Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência).
Segundo o dicionário Aurélio, Administração é:
Gerência de negócios próprios, alheios ou políticos.
Casa onde se exerce a administração.
As pessoas que administram.
Exercício.
Ação de conferir.
Segundo vários autores:
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros
Administração é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido.
Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.
A administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.
A Administração ou Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
Ou seja, existem muitos conceitos e diferentes sentidos para a palavra administração, o que mostra o caráter interdisciplinar da atividade. A administração é praticada de diversas formas desde os primórdios da civilização.
Embora se diga que a administração é uma nova área, a novidade está na sistematização de seus conceitos.
A Teoria Geral da Administração que se estuda atualmente é formada por conceitos que surgiram há muito tempo, e veem se aperfeiçoando até os dias atuais.
Nos dias atuais, as organizações estão sendo submetidas a uma série de modificações estruturais, especialmente as empresas privadas. Elas tentam se destacar em um mercado extremamente competitivo e que pede uma política de qualidade que vise o aprimoramento continuo de seus produtos e serviços para se diferenciar e apresentar diariamente melhores resultados, com menos recursos, gerando mais lucros, e nesse cenário, os administradores são as peças chaves para atingir estes objetivos e metas pretendidos.
Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao profissional da Administração combinar os meios na proporção adequada, sendo, para isso, necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização dispõe de todos os recursos e a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitada. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.
De acordo com Jucélio Paiva (2011, pág. 12), "Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da Administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos"
Segundo John W. Riegel, "o êxito do desenvolvimento de Executivos em uma empresa é resultado, em grande parte, da atuação e da capacidade dos seus Gerentes no seu papel de educadores. Cada superior assume este papel quando ele procura orientar e facilitar os esforços dos seus subordinados para se desenvolverem".
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Sucesso e até a próxima!
Autor do texto: Rosemeire Hespanholeto
Fonte: Curso Processos Gerenciais (Unip)
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