Essa é uma pergunta ampla, para uma resposta mais ampla ainda e com certeza não será respondida em um único post, mas vamos lá.
Depende da visão de quem responde e de suas experiências profissionais e de vida.
Para mim, conseguir realizar uma venda, depende muito mais da intenção, do que de qualquer técnica utilizada.
Intenção Rose? Como assim?
Quando eu vendo algo, seja um produto tangível ou a ideia de algo intangível, a minha intenção é auxiliar o meu cliente a resolver um problema que muitas vezes, ele não sabe que tem, ou seja, estou satisfazendo com o meu produto ou ideia, uma necessidade do meu cliente.
Para que eu possa realizar isso, em primeiro lugar eu tenho que comprar o meu produto, tenho que testá-lo, usá-lo e ele tem que satisfazer as minhas necessidades. Porque para oferece-lo de maneira honesta e com a intenção de satisfazer o meu cliente, ele tem que me satisfazer primeiro.
Vou dar um exemplo, eu acredito que o produto TV por assinatura por conter canais em inglês, auxilia no aprendizado da língua, principalmente para crianças que assistem os canais no áudio original na sua idade de formação dos 0 aos 7 anos.
Porque eu afirmo isso? Porque eu tenho TV por assinatura desde que a minha filha tinha meses de idade e ela sempre assistiu os canais no áudio original, conclusão, desde criança ela fala o inglês fluente, sem ter feito cursos.
Foi a unica forma de aprendizado dela? É claro que não, mas contribuiu para a solução de uma necessidade, que lá nos primeiros meses da vida dela, eu ainda nem tinha parado para pensar.
Então hoje quando indico para alguém a compra da TV por assinatura, eu posso afirmar com honestidade que vale a pena o investimento.
Entenderam? Essa afirmação de uso é valiosa e o cliente se identifica com ela.
Não venda aquilo que você não compra ou não compraria se tivesse o dinheiro necessário. Afinal nem todo mundo que vende uma Ferrari, tem dinheiro para comprar uma... rs
Mas a intenção ao oferecer o produto e os fatos apresentados tem que ser reais. O conteúdo oferecido, tem que ser agregador.
Pense, você esta agregando valor para o seu cliente ou só esta em busca de mais uma comissão?
Se você só enxerga o seu cliente como um cifrão, sinto lhe dizer, não há formula mágica lhe ajude.
Você esta na profissão errada e não terá sucesso nesta empreitada.
Vendas profissão?
Sim com certeza, muito prazerosa e recompensadora, mas somente para quem está disposto a se desenvolver e trazer o melhor para os seus clientes, e não apenas buscar o resultado financeiro.
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Sucesso e até a próxima!
Autor: Rosemeire Hespanholeto
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