31 de maio de 2018

Você aplica o SEO? Não... então está perdendo dinheiro e clientes


seo 
#

De tanto eu ouvir falar de SEO e da importância que ele tem relacionado a divulgação de uma empresa, eu decidi me aprofundar mais no assunto e entender como posso utilizá-lo. Aproveitando o ensejo, estarei compartilhando essas descobertas aqui com vocês.

O que é SEO?


Segundo a Wikipedia: o termo SEO (Search Engine Optimization), em português Otimização de Sites (otimização para motores de pesquisa) ou Otimização para mecanismos de busca, é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.



O termo SEO também se refere a indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes.

Segundo Okada e Souza (2011): SEO, é um conjunto de técnicas que utilizam marcadores e tags para que determinada página na web tenha uma colocação melhor em sites de busca. A importância da posição no ranking de sites de buscas é essencial para obter relevância na internet.

Segundo o Suporte do Google (2018): SEO (otimização de mecanismos de pesquisa) é um processo de melhorias em um site para os mecanismos de pesquisa. É também um cargo: Acabamos de contratar um novo SEO para gerenciar nossa presença na Web.

A Ferramenta SEO avalia a relevância de algo que foi postado, perante o que está sendo pesquisado, quanto mais relevante, melhor a colocação no ranking dos resultados da pesquisa realizada.

Porque a Ferramenta SEO é importante?


Para ter sucesso e ser visto pelo SEO, você precisa ter conteúdo, e quanto mais relevante, maior o grau de sucesso que o seu post fará. Os mecanismos de busca,  querem que quando o pesquisador, clique em um link,  que a resposta encontrada realmente atenda a necessidade da busca realizada e que aja satisfação com o conteúdo, não havendo a necessidade de uma nova pesquisa. Isso é chamado Economia de Atenção, e o SEO contribuí muito para o sucesso dela.

Vivemos um momento em que a busca por algo na Web e a resposta encontrada, muitas vezes muda ou direciona o comportamento do pesquisador e o direciona a um ato ou decisão.

Por isso que para muitos, principalmente a Geração Y, se você ou sua empresa, não é encontrado na Internet, você deixa de existir.

O algoritmo de busca, muda a posição em que a pessoa, empresa, informação é encontrada na web, e aí reside o poder do SEO, pois essa busca pode aumentar ou diminuir a visualização das empresas e pessoas, e consequentemente aumentar ou diminuir a sua abrangência ao público alvo. Isso sem falar no retorno financeiro sobre as marcas.

Estar entre os Top 10 links dos mecanismos de busca, é quase certeza de sucesso, pois segundo pesquisas, 90% das pessoas clicam em links da primeira página e 86% não clicam acima da 3 página do resultado de uma pesquisa.

A briga das empresas para estar nas cinco primeiras posições de busca é muito grande, e por isso saber como funciona a otimização de sites e como usar o SEO em seu conteúdo é essencial para não sumir no mar de informações da rede.


Qual o reflexo do SEO nas empresas?


Como citei acima, estar entre os 10 primeiros links da Busca do Google, ou em qualquer outro mecanismo de busca, é um fator primordial para se obter sucesso na internet, o que provoca uma corrida das pessoas e principalmente das empresas para melhorar os seus sites e posts, para estar bem colocados nos resultados de buscas por palavras chaves, vinculados aos seus negócios.

Dessa corrida para atender o SEO, derivou-se o SEM (Search Engine Marketing), que é o processo que usa os sites de busca na web para promover um determinado conteúdo, seja de empresas ou pessoas, aumentar o tráfego ou fidelidade de uma página e principalmente, aumentar o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Todo ano a Pesquisa SEO Trends, realizada pela agencia Rock Contente, levanta dados a respeito do uso do SEO pelas empresas, segue abaixo um infográfico com algumas informações da pesquisa:




O que é o SEO  para o Google


Como podem ver acima, a pesquisa SEO Trends da Agência Rock Contente, confirma que o Google é a ferramenta de busca mais conhecida e usada pelas empresas, tanto que a palavra Google, virou verbo oficial no ano de 2016.

E quando uma marca se torna um verbo, é inegável o seu poder, tanto que ela é repetida centenas de vezes em todos os aspectos de nossa vida pessoal e profissional.

A expressão "dar um Google", definitivamente virou sinônimo de "busca".

E exatamente por isso, a empresa tem aprimorado o acesso individual à informação e incentivado um engajamento ativo.

Ao sentar em frente ao seu computador e fazer uma pesquisa no Google, você visualiza quase que instantaneamente uma lista de resultados de toda a Web. Como o Google encontra páginas que correspondem à sua consulta e determina a ordem dos resultados da pesquisa e como isso impacta o SEO das empresas?

Não sabe? Então veja abaixo a explicação, fornecida pelo próprio Google em sua página de suporte:

Em termos mais simples, pesquisar na Web é como procurar em um livro muito grande com um índice impressionante que diz exatamente onde tudo está localizado. Quando você faz uma pesquisa no Google, nossos programas verificam nosso índice para determinar os resultados da pesquisa mais relevantes que devem ser retornados (“publicados”) para você.

Os três principais processos de retorno de resultados da pesquisa são:

Rastreamento

Processo de procura por páginas da Web novas ou atualizadas. O Google detecta URLs seguindo links, lendo sitemaps e usando outros meios. O Google rastreia a Web, procurando por novas páginas, e as indexa (quando apropriado).

Usa-se um grande conjunto de computadores para buscar (ou “rastrear”) bilhões de páginas na Web. O programa que faz a busca é chamado Googlebot (também conhecido como robô, bot ou spider). O Googlebot usa um processo de algoritmos: programas de computador que determinam quais sites devem ser indexados, com que frequência e quantas páginas devem ser buscadas em cada site.

O processo de rastreamento do Google começa com uma lista de URLs de páginas da Web, gerada a partir de processos anteriores de rastreamento e aumentada com dados do sitemap fornecidos por webmasters. Conforme o Googlebot visita cada um desses sites, ele detecta os links de cada página e os inclui na lista de páginas a serem rastreadas. Novos sites, alterações em sites existentes e links inativos serão detectados e usados para atualizar o índice do Google.

O Google não aceita pagamento para rastrear um site com mais frequência e mantém a área de pesquisa de negócios separada dos serviços geradores de receita do Google AdWords.

Indexação


Índice: o Google armazena todas as páginas da Web conhecidas no índice dele. A entrada de índice de cada página descreve o conteúdo e o local (URL) de uma página. Ao indexar algo, o Google busca uma página, lê essa página e a adiciona ao índice.

O Googlebot processa cada uma das páginas que ele rastreia para compilar um imenso índice com todas as palavras encontradas e sua localização em cada página. Além disso, processamos as informações incluídas nos principais atributos e tags de conteúdo, como tags de título e atributos alternativos. O Googlebot pode processar muitos tipos de conteúdo, mas não todos. Por exemplo, não podemos processar o conteúdo de alguns arquivos de mídia media ou páginas dinâmicas.

Publicação de resultados


Quando um usuário faz uma consulta no Google, as máquinas pesquisam o índice de páginas correspondentes e retornam os resultados que acreditam ser os mais relevantes para ele. A relevância é determinada por mais de 200 fatores, entre eles o PageRank de uma determinada página.

O PageRank é a medida da importância de uma página com base nos links de entrada de outras páginas. Em outras palavras, cada link para uma página no seu site proveniente de outro site adiciona um PageRank ao seu site. Nem todos os links são iguais: o Google trabalha com afinco para melhorar a experiência do usuário, identificando links de spam e outras práticas que afetam negativamente os resultados da pesquisa. Os melhores tipos de links são aqueles retornados com base na qualidade do conteúdo.

Para que seu site seja bem classificado nas páginas de resultados de pesquisa, é importante verificar se o Google pode rastrear e indexar o site corretamente. As Diretrizes para webmasters do Google destacam algumas das práticas recomendadas que podem ajudar você a evitar as armadilhas comuns e melhorar a classificação do seu site.

Os recursos: Você quis dizer e Preenchimento automático do Google foram projetados para ajudar os usuários a poupar tempo ao exibir termos relacionados, erros de ortografia comuns e as principais consultas. Os resultados de pesquisa do google.com.br, as palavras-chave usadas por esses recursos são geradas automaticamente para os rastreadores da Web e algoritmos de pesquisa. Eles exibem essas previsões somente quando acham que elas podem poupar o tempo do usuário. Se um site estiver bem classificado para uma palavra-chave, é porque determinamos com base em algoritmos que seu conteúdo é mais relevante para a consulta do usuário.

Quais as estratégias que dever ser usadas para ter sucesso com o SEO?


Assim como toda tendência, o SEO se renova constantemente, e a resposta para essa pergunta não é tão simples assim, então vou fazer abaixo um apanhado de várias fontes que pesquisei, e você pode tirar suas conclusões.

Na Pesquisa SEO Trends, da Agência Rocket, no infográfico acima, você pode visualizar as técnicas mais utilizadas pelas empresas brasileiras.

Já o especialista em SEO, Jayson DeMers, fundador & CEO da AudienceBloom, baseada em Seattle, ressalta 7 tendências de SEO que estão dominando ou irão dominar o ano de 2018, são elas:

1. Melhora na pesquisa de vídeos e imagens.


Mudanças em como mecanismos de pesquisa tratam imagens e vídeos em um ambiente online. Novas startups como Moodstocks e Eyefluence (ambas adquiridas pelo Google) buscaram reconhecer elementos visuais em imagens e vídeos com mais precisão, ou buscaram melhorar as interações dos usuários com elas.

2. O Gráfico do Conhecimento dominará. 


Tendência a ascensão e o eventual domínio do Gráfico de conhecimento do Google, substituindo uma boa parte do espaço atualmente ocupado pelos snippets em destaque, em um esforço para fornecer aos usuários respostas ainda melhores e mais consistentes.

3. Pesquisa por voz aumentará acentuadamente com o aumento das vendas de alto-falante inteligente. 


Como esses alto-falantes são ativados por voz e fornecem resultados de pesquisa por voz, os usuários estão se acostumando ainda mais a interagir com os resultados dos mecanismos de pesquisa apenas com suas vozes e ouvidos. Isso poderia mudar drasticamente os tipos de consultas que vemos e remodelar a maneira como as empresas pensam sobre as SERPs (já que elas podem não ser mais tão visuais).

4. A personalização individual mudará a maneira como muitos rankings são calculados. 


O Google tem impulsionado o desenvolvimento de resultados de pesquisa mais personalizados por quase uma década, contando com históricos de pesquisa individuais, cookies de navegador e outras informações para fornecer SERPs melhores e mais personalizados para indivíduos. Com o advento dos alto-falantes inteligentes, a maior conveniência da pesquisa e a maior sofisticação tecnológica, o fator de personalização provavelmente aumentará ainda mais em 2018, dificultando a previsão de como sua empresa será classificada - ou o que você classificará.

5. O aprendizado de máquina soletrará o fim das atualizações do algoritmo de busca tradicional. 


Embora o Google não tenha divulgado nenhuma notícia oficial sobre quando ou se pretende lançar mais atualizações de aprendizado de máquina em seu algoritmo principal, acho que até o final de 2018, veremos uma maior influência do aprendizado de máquina sobre os resultados de pesquisa típicos . Eventualmente, embora provavelmente daqui a alguns anos, poderemos ver as atualizações de algoritmo desaparecerem completamente, em favor de um processo de atualização de algoritmo automatizado, contínuo e iterativo realizado pelo aprendizado de máquina.

6. O SEO vai se expandir além do Google e do Bing. 


Nos últimos anos, há uma tendência crescente de empresas competindo por um espaço de ranking fora do Google. O Google ainda domina a esfera do mecanismo de busca, permanecendo de longe a plataforma de busca mais popular, mas terceiros como Yelp e Amazon, bem como assistentes digitais como a Siri, entraram para se tornarem mecanismos de pesquisa relevantes. Se você deseja ser encontrado por uma porcentagem maior de pesquisas de usuários e se apresentar ao maior público possível, em 2018, precisará começar a pensar além da influência do Google.

7. Os resultados hiperlocais finalmente decolarão. 


Por "hiperlocal", estou me referindo ao processo de segmentar clientes (ou apresentar resultados de pesquisa) com base na proximidade física, até menos de um raio de bloco. Eu imagino que até o final de 2018, com mais uso móvel do que nunca e a crescente relevância da RV e AR, as empresas atualmente envolvidas em SEO local precisarão fazer mais para direcionar palavras-chave hiperlocais e otimizar para aparências ainda mais relevantes localmente.


E se ainda ficaram dúvidas, segue abaixo as informações coletadas pela Forbes Agency Council com 12 dicas de empresários e especialistas relacionados as técnicas e tendências de SEO para 2018:

1. Pesquisa por voz 


Segundo Loren Baker (Fundação Disigital), a pesquisa por voz mudará a forma como criamos conteúdo.

O conteúdo será conversacional, responderá a perguntas diretamente. A ideia de criar conteúdo em torno de um bloco de palavras-chave específico não existirá mais, passará a se tratar da criação de conteúdo para a intenção do usuário. Os mecanismos de pesquisa poderão interpretar o contexto para que o conteúdo responda a uma pergunta e contenha informações sobre o tópico abordado.

2. Conteúdo Útil e em links


Bryan Shetsky (Lamark Media), prevê que o engajamento desempenhará um papel ainda maior na obtenção do sucesso geral de SEO. A criação de conteúdo voltado para o usuário e orientado a links, que responda a perguntas relevantes e forneça informações úteis aos clientes em potencial, é fundamental.

3. Links Seguros (SSL) 


Ahmad Kareh (Twistlab Marketing), lembra que  a vários anos atrás, o Google anunciou que os certificados de sites seguros (SSL) estavam começando a impactar o ranking dos sites. Recentemente, notamos que navegadores como o Chrome estão sinalizando sites que não iniciam com HTTPS como potencialmente inseguros. E que essa é uma das soluções mais baratas e fáceis para aumentar o ranking de SEO em 2018.

4. Intenção do Buscador 


Nina Hale (Nina Hale Inc), ressalta que o foco do Google na correspondência dos resultados de pesquisa com a intenção exclusiva da consulta de um pesquisador terá maior impacto no SEO em 2018. É preciso olhar além das palavras-chave e dos fatores tradicionais de classificação para entender os tipos de conteúdo que os mecanismos de pesquisa consideram relevantes para os termos prioritários.

5. Subdomínio Versus Subdiretório 


Martha Madero Gonzalez (Grou Crecimiento Digital),  informa que recentemente sua empresa mudou o blog de um subdomínio para um subdiretório no domínio raiz, e diz que isso pode ser benéfico para o domínio raiz aumentar a autoridade. Dessa forma ela aumentou a visibilidade do domínio raiz, mais importante a longo prazo, sem perder a notoriedade do Blog.

6. Vídeo SEO 


Mark Hardgrove (Hoth), cita um estudo feito pela Cisco no ano de 2017, que previu que, até 2021, o vídeo será responsável por mais de 82% de todo o tráfego de internet do consumidor. Isso significa que nos próximos anos, o conteúdo de vídeo ultrapassará de longe todas as formas de outros conteúdos. Prova disso, é o YouTube ser o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo. A grande oportunidade de colocar sua marca na frente de seus clientes em potencial é a criação de conteúdo de vídeo otimizado.

7. Batalha dos Snippets 


Peter Boyd (Paper Street Web Design), fala a respeito dos recursos expandidos do Google SERP.
As páginas de conteúdo de 1.500 palavras ou mais têm um melhor desempenho nas classificações do mecanismo de pesquisa e atraem mais tráfego orgânico do que as páginas mais curtas. Estudos mostram que os usuários permanecem nessas páginas por mais tempo e o conteúdo de formato longo recebe mais back links e compartilhamentos sociais.

9. O poder da mídia social 


Jacob Hansaon (Panache),  ressalta, que embora o poder das redes não é novidade para muitos, certamente é para os outros. O Google e outros mecanismos de busca estão colocando uma prioridade aparentemente cada vez maior no engajamento de conteúdo em todas as plataformas, tornando os likes, retweets, compartilhamentos e cliques sociais mais importantes do que nunca. Ele indica que as empresas se certifiquem de ter uma estratégia que incorpore as mídias sociais e que postem conteúdo com o qual seu público se envolva e compartilhe.

10. Velocidade do site 


Jon Clark (LLC Fuze SEO), lembra que o Google anunciou oficialmente a velocidade do site como um fator de classificação. Os usuários querem resultados e querem rapidamente. A velocidade do site também gera taxas de conversão mais altas, por isso é um investimento que pode trazer retorno.

11. Renascimento do Móvel


Paul Shapiro ( Catalyst, Group M e WPP Agency), ressalta que a mudança de um índice do Google baseado em desktop para um baseado em dispositivo móvel é iminente, exigindo design responsivo ou melhor alinhamento entre o conteúdo em sites móveis e de desktop. O Google anunciou oficialmente que a velocidade da página é um fator de classificação para os resultados de dispositivos móveis, tornando sua tecnologia AMP mais atraente. Por fim, os Progressive Web Apps terão maior suporte em iPhones, afetando as tendências de design para dispositivos móveis.

12. Proliferação de dispositivos inteligentes 


Timothy Nichols (Exactt Drive), diz que a única coisa que pode pensar é na proliferação de dispositivos inteligentes como Alexa, Google Home e Apple Home Pod, além dos assistentes inteligentes em dispositivos, como o Siri e o Google App. Há mais pesquisa de idioma natural e entrada de voz acontecendo, e é como a empresa deve se preparar para ter sucesso em SEO em um mundo de pesquisa orientado por voz.

Conclusão


É isso aí, não podemos negar, que quem navega nesse mar de informações sobre SEO tem muito a aprender e tem que estar bem antenado as mudanças e tendências dos mecanismos de busca, para obter sucesso e agregar resultado as suas páginas, fazendo com que essa ferramenta seja eficaz para atingir o público alvo e ter sucesso em vender os produtos ou serviços ofertados.

A conclusão é inegável, quem não utiliza as estratégias de SEO, está com certeza perdendo o rumo da classificação do seu conteúdo nas buscas da Web e consequentemente perdendo clientes e dinheiro, então vamos nos atualizar.



Gostou do Post? Vai ser útil para alguém? Curte e compartilha...

Quer saber mais a respeito ou dar a sua opinião? Deixe um comentário...

Quer receber nosso conteúdo? Cadastra-se e receba: Newsletter RSH Consultoria

Quer saber mais sobre o meu trabalho? Linkedin: rosehespanholeto

Quer outras dicas? Instagram: rosemeirehespanholeto 



Sucesso e até a próxima!



Autor: Rosemeire Hespanholeto (www.rshconsultoria.com)

Fontes:

Agencia Rock Content. (29 de Maio de 2018). Relatório SEO Trends 2018. Fonte: Rock Contente: www.materiais.rockcontent.com
Council, F. A. (28 de Maio de 2018). 12 SEO Trends Heating up 2018. Fonte: Forbes: www.forbes.com/sites/forbesagencycouncil/2018/03/13/12-seo-trends-heating-up-2018/
DeMers, J. (29 de Maio de 2018). 7 SEO Trends That Will Dominate 2018. Fonte: Forbes: www.forbes.com/sites/jaysondemers/2017/12/26/7-seo-trends-that-will-dominate-2018
Goldman, A. (2011). Nos bastidores do Google: tudo o que sei sobre marketing aprendi com o Google. São Paulo: Saraiva.
Google  (28 de Maio de 2018). Fonte: Google: https://support.google.com/webmasters/answer/7451184?hl=pt-BR
OKADA, Sionara Ioco, SOUZA, Eliane Moreira Sá de. Estratégias de Marketing Digital na Era da Busca. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 10, n. 1, p 46-72, jan./abr. 2011. 
Otimização para motores busca. (29 de Maio de 2018). Fonte: Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_motores_de_busca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!

Atualizações do Instagram

Topo